As Lições de Darwin

Darwin a caminho dos balneários

Para definir um pouco de contexto, o uruguaio Darwin Nuñez foi pela primeira vez titular no campeonato inglês e não acabou o jogo, acabando por ser expulso na 2ª parte, ainda com a equipa a perder contra o Crystal Palace. Acabaram por empatar o jogo com Luis Diaz a fazer o empate de maneira soberba. Final do jogo 1x1.

Mas o mais importante, não são os pontos, os golos, ou o fantástico trabalho do treinador Patrick Vieira com o Crystal Palace, mas sim.... do defesa que marcou Darwin Nuñez. Joachim Andersen, fez aquilo que qualquer defesa faz a um avançado recém chegado à Premier League.



Em bom português e futebolês, costuma-se dizer ou comes ou és comido, ou seja, ou és o esperto ou és o burro. A fazer lembrar um pouco a dificuldade que Cristiano Ronaldo teve no início da temporada em Manchester há 20 anos quando o português sofria muitas entradas de jogadores com mais anos de Premier League e saberem como são as arbitragens.....e o CR7 só aprendeu quando acontecia o mesmo nos treinos.

Quanto ao uruguaio, teve pela frente o dinamarquês que vai para o 3º ano em Inglaterra (1 ano no Fulham e o 2º ano nos Eagles) e com 70 jogos e medidos pelos 26 anos, mais 3 que Darwin. 

A preserverança será sempre a primeira lição que Darwin já certamente teve que aprender da pior maneira, quando não corria bem no início da pré-época e começaram a duvidar das suas capacidades, mas respondendo com golos e boas exibições.

Por outro lado.... sabemos que a primeira época do Darwin no Benfica....não foi a melhor, com apenas 14 golos, menos 20 do que a época a seguir e o foro psicológico é bastante importante dentro do campo e claro fora, mas a maneira como lutamos contra a adversidade, a comunicação social, os amigos, a família, tudo, é aquilo que... um profissional tem de trabalhar e claro o apoio do clube e perceber que não pode falhar.

O lado positivo é que Darwin, nunca foi expulso com cartão vermelho direto, apenas num jogo ao serviço do Almeria durou apenas 38 minutos em campo (duplos amarelos 8' e 38') e portanto como verificamos no vídeo, foi preciso alguém experiente para colocar o uruguaio nesta posição, com empurrões, palavras, puxões e quando o dinamarquês sofria faltava queixava-se de maneira mais "queixosa" para claro enervar Darwin.

É feio ? É. Não é feio claro que não, gostamos de ver a elegância do futebol. Claro que o próprio Darwin poderia ter-se mandado para o chão. Mas sabemos que a arbitragem em Inglaterra é diferente da portuguesa.

É eficaz ? É. Lembrar que o Liverpool estava a perder aos 57 minutos e por isso tudo servia para atingir, por isso duvido que hajam adversários que não fizessem o mesmo... incluindo os que estão a ler.

Há lados negativos, o trabalho que Darwin tem vindo a fazer ao longo da pré-época volta ao lugar da partida, à estaca zero.

Klopp não ficou contente:

"já vi as imagens, é claro que é cartão vermelho. Ele foi provocado durante todo o jogo, mas aquilo não é maneira de se comportar(...) Não o tipo de reação que eu quero ver. Os defesas centrais da Premier League vão fazer-lhe muito aquilo"

Pelos colegas não me pareceram contentes, como Van Dijk diz:

"Darwin tem de se controlar, definitivamente. Ele tem que saber que estas coisas podem acontecer, especialmente na Premier League. Obviamente que ele ficou desapontado mas é uma curva de aprendizagem. Ele tem o nosso apoio e sabe que isto não deve acontecer novamente e espero que seja assim"

Claro que os adeptos são os mais furiosos.

O futuro é feito com trabalho. Terá que cumprir uns jogos de castigo impostos pela Liga e não são meigos nestas situações, mas duvido que volte aos eleitos e em especial ao 11 inicial tão cedo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pages