A Estratificação de Risco - Avaliação Inicial

Aquando o profissional do fitness tem à sua frente alunos ou clientes pela primeira vez, este não sabe o historial de saúde ou limitações que poderá ter.

Muitos serão saudáveis, mas poderão esconder situações que o profissional tem que ter em conta, antes de iniciar a actividade física.

Sendo assim, de acordo com a ACSM (2009), à que identificar inicialmente:

Quando o profissional do fitness tem à sua frente alunos ou clientes pela primeira vez, este não sabe o historial de saúde ou limitações que poderá ter.

Muitos serão saudáveis, mas poderão esconder situações que o profissional tem que ter em conta, antes de iniciar a actividade física.

Sendo assim, de acordo com a ACSM (2009), à que identificar inicialmente:
Excluir se o cliente tem contra - indicações médicas para a prática de exercício físico;
Clientes com sintomas de doença e com factores de risco para o desenvolvimento de doenças e que devem receber avaliação médica antes de começarem um programa de exercício físico.
Indivíduos com necessidades especiais;

Após esta avaliação, inicial, o cliente terá ao seu dispor um questionário, de seu nome, PAR-Q, necessário e imperativo, feito pelo técnico de exercício físico, ao cliente. Uma espécie de ficha sobre o cliente com perguntas de sim ou não e o resultado deste questionário ditará a maneira como o próprio treinador irá se comportar com o seu cliente e como está apto para treinar ou não.
Por isso os factores de risco positivos, são os seguintes.

  • Idade

  • Homem > 45 anos;
  • Mulher > 55 anos ou menopausa prematura sem terapia de estrogénioss
  • Historial Familiar

  • Enfarte do Miocárdio ou Morte Súbita
    Pai < 55 anos Mãe < 65 anos Ser Fumador Hipertensão Pressão Sanguínea > 140/90 mm Hg, confirmada com medições em pelo menos 2 ocasiões separadas, ou em medicação anti hipertensiva
    Hipercolesterolemia
    Colestrol Total > 200 mg/dL (5.2 mmol/L) (se não houver um perfil lipoproteíco disponível) ou HDL < 35 mg/dL (0.9 mmol/L) Diabetes mellitus Pessoas com diabetes mellitus insulino-dependentes que sejam >30 anos, ou que tenham este problema à mais de 15 anos, e pessoas com diabetes mellitus não insulino-dependentes que sejam >35 anos de idade deverão ser classificados como possuidores desta doença.
    Sedentarismo ou Inactividade Física
    Pessoas pertencentes aos 25% da população menos activa, como definido pela combinação de empregos sedentários que implicam estar sentado a maior parte do tempo durante o dia e sem exercício regular ou actividades recreativas activas.
    2. Factor de risco negativos é:
    HDL. > 60 mg/dL (1.6 mmol/L)
    Em norma somam-se os factores de risco positivos, mas se o HDL está alto, deve-se subtrair a um, à soma feita. Isto porque o HDL elevado diminui o risco de doença cardiovascular.

    3.Resultado dos Factores de Risco

    Após ter sido feito o questionário, há um resultado, por isso aqui fica a consequência dos resultados

    Aparentemente Saudáveis - São pessoas aparentemente saudáveis, com nenhum ou pelo menos 1 factor de risco coronário.
    Risco Aumentado - São indivíduos que têm sinais sinais e sintomas que sugerem uma possível doença cardiopulmonar ou metabólica e/ou dois ou mais factores de risco coronário.
    Doença Diagnosticada - Individuos com uma doença pulmonar ou cardíaca diagnosticada.

    Bibliografia:
    ACSM (2009). ACSM’s Resource Manual for Guidelines for Exercise Testing and Prescription, 6th ed. Lippincott Williams & Wilkins
    Canada’s Physical Activity Guide to Healthy Active Living, Health Canada (1998)

    Sem comentários:

    Enviar um comentário

    Pages