Os Eternos Rivais


Último artigo da semana em fim de semana de Clássico. Não poderia escrever sobre outra coisa se não sobre o FC Porto x Sporting de amanhã.

O jogo promete, o Sporting chega à Invicta depois de , finalmente, ter voltado a vencer para o Campeonato e o Porto recebe o Sporting num contexto muito diferente do que aquele que tinha quando chegou a Alvalade.

Acima de tudo espero um Clássico digno desse mesmo nome, sem casos, sem pancadaria e sem confusões de maior. Sim, eu sei que é um cliché mas a verdade é que apesar dos meus meninos irem amanhã até à Invicta, aquilo que eu gosto mesmo é de um bom jogo de futebol. De boas jogadas, de bons lances, de boas defesas, de bons golos e de, acima de tudo, de um bom onze.

Jorge Jesus e Nuno Espírito Santos vão rezar a todos os santos que conhecem para poderem garantir os 3 importantes pontos desta jornada 20, que eu pessoalmente espero que venham para Lisboa. Ainda assim, acho que amanhã há duelos e estreias que eu vou gostar de ver.

William está fora e o lugar vai ser dado a Palhinha. A estreia do médio leonino num jogo desta exigência pode ter dois lados, pode ser a afirmação que era necessária para dar a Palhinha um lugar seguro para o resto da temporada, na convocatória ou no onze, ou pode ser um nulo no que diz respeito às contas do Campeonato.

Do lado azul e branco estou curiosa para ver jogar o André Silva e o Felipe. Um patrão do ataque e um patrão da defesa. São duas das grandes armas deste Porto de Nuno Espírito Santo, mas a verdade é que se JJ não está atento as coisas podem complicar-se.

Na defesa verde e branca creio que a boa surpresa estará na inclusão de Paulo Oliveira com Coates. Semedo é bom, mas o técnico verde e branco tem deixado a jovem estrela de lado desde que Paulo Oliveira voltou a fazer parte das contas... a ver vamos.

Na minha mais modesta opinião este é muito provavelmente um dos Clássicos mais interessantes dos últimos anos, não só porque é um jogo grande entre dois históricos do Futebol em Portugal, mas também pelo momento que ambas as equipas atravessam.

O Sporting já só tem o Campeonato para poder lutar e o FC Porto apesar de estar nas competições europeias, não vence nada há já 3 temporadas e este ano o título é essencial para poder calar os adeptos e as contas do ganha, não ganha.

Quero uma vitória, uma derrota ou um empate, mas quero um bom jogo. Daqueles que dá gosto ver, daqueles que dá brilho ao futebol por terras lusas e daqueles que orgulha ambos os adeptos. Sim, não se pode agradar a gregos e troianos, mas poder jogar futebol pode-se sempre e é isso que eu quero amanhã. Futebol no seu estado mais puro. E espero mesmo que no fim não haja comunicados, bocas, conferências de impressa e pancada nos balneários ou nas imediações do Estádio do Dragão.

Quero um Clássico no seu estado mais puro a fazer lembrar o por  quê de todos amarmos futebol, porque em boa verdade é por isso que cá estamos!

Bom jogo, bom fim de semana e até segunda :)