Os Comentadores


Hoje reservei o dia para me debruçar sobre os entendidos do futebol. Aqueles que enchem a programação dos canais de informações ou dos canais de desporto todas as noites. Hoje venho falar daqueles que sabem do que falam ou daqueles que pensam que sabem e agem sempre como se tivessem razão naquilo que dizem. Atenção que vou falar aqui de forma imparcial e que não vou nomear nomes ou canais de televisão para não ferir qualquer tipo de susceptibilidade. 

Eu gosto de ver esses mesmos programas, principalmente aqueles que têm antigos jogadores e treinadores como comentadores residentes. Em contraste há outros que me recuso, e recusarei sempre , a ver, por quê? Porque para mim não faz sentido ver um programa se baseia em ataques pessoais. 

Gosto de ver e de tentar entender a visão de quem sabe o que diz e apesar de todos eles terem muitas vezes opiniões diferentes, a verdade é que concordo com todas elas. Agora, quando o comentário cai para o lado pessoal deixa-me com vontade de vomitar e de perguntar à pessoa em questão se está lá só para dizer mal do(s) clube(s) vizinho(s), ou se lá está porque efectivamente é apaixonado por futebol. 

Eu digo isto, mas a verdade é que eu própria também comento, também critico, também digo mal e digo bem, mas digo mal e digo bem de todos. Não é por ter o Sporting no coração que eu vou criticar mais o Benfica ou mais o Porto. Aliás, em boa verdade, até prefiro nem escrever sobre o clube de Alvalade porque se há coisa que me assusta é que me possam dizer que eu não fui imparcial. Tenho sempre medo de dizer o que quer que seja de bom sobre um jogo do Sporting porque posso estar a exagerar sem querer. 

Eu percebo que o facto de certos programas terem jogadores e comentadores dos 3 grandes contribui, e muito, para a falta de imparcialidade, mas por exemplo, se eles deixassem de ser egoístas e egocêntricos como são com o clube do coração e vissem os outros dois jogos com imparcialidade acho que as coisas resultavam um bocadinho melhor. 

Obviamente há aqui entendidos e "entendidos" e aqueles programas bons são aqueles que tu, enquanto espectador, não consegues perceber qual é o clube do comentador. Isso sim é ser imparcial, isso sim é fazer um comentário com zero interesse, isso sim é jornalismo e isso sim faz sentido. Porque se fosse para ver um adepto a discutir com outro sobre se o lance daquele jogo que "tu" fizeste no jogo com o Tondela estava ou não estava fora de jogo, eu escuso de ligar a TV. Basta-me abrir o facebook. ou ir ao café que por lá os comentários são os mesmos. Sim, está bem, não é um comentário feito pelo DR XPTO, é um comentário feito por António Santos, mas o DR XPTO supostamente é imparcial, o Sr António do café não tem de o ser porque não recebe para isso. 

Precisamente por isso é que há bons e maus comentadores e os maus comentadores, infelizmente, acabam por estar em maioria, não porque digam mal do clube contrário, mas porque não sabem ser imparciais. 


Vemos-nos sexta ! :) 

Enviar um comentário

[blogger]

MKRdezign

Formulário de Contacto

Nome

Email *

Mensagem *

Com tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget