Evolução do NBA All Star Game

O Jogo das Estrelas - Texto escrito e cedido pelo Treinador de Basquetebol Mário J.F. Silva


O público sempre foi a principal preocupação da NBA . Os seus Dirigentes cedo entenderam que só uma competição normal era pouco, dai ter surgido a ideia ,em 1951, da criação do jogo das “Estrelas”,  algo que já tinha acontecido na liga de basebol



Mesmo contra o cepticismo de muitos o primeiro jogo , 1951 em Boston, constitui um sucesso, suplantando largamente o número de espectadores habituais. O resultado 111-94 para Oeste e o “MVP” , Ed Macauley (Celtics) , ficam para a história.
O registo recorde de 108.713 espectadores datado de 2010 no “All Star” disputado no “Cowboys Stadium” na cidade de Arlington mostra claramente que a aposta foi certeira.

A designação e a duração do evento também mudou. Agora temos o “NBA All Star Weekend” que tem múltiplas actividades ao longo de quatro dias.

O que vale é que ainda não havia o Trump…
A 66ª edição do jogo “All-Star” da NBA, será jogada em Nova Orleães, Louisiana , no Smoothie King Center . O jogo esteve inicialmente marcado para o Spectrum Center, em Charlotte, casa dos Charlotte Hornets, mas foi depois retirado por causa da polémica em torno da lei "Bathroom Bill", também conhecida como “HB2”


No estado da Carolina está legislado que em edifícios governamentais ,os individuos só podem usar casas de banho e vestiários que correspondam ao sexo inscrito nas certidões nascimento .
O Comissário NBA, Adam Silver, sabendo que a liga tem uma alargada base de apoio na LGBT , que muitos jovens norte americanos têm também um parecer favorável ,e que o agora analista da NBA Charles Barkley e vários jornalistas do Guardian e Washington Post também tinham essa opinião , optou pela troca de cidades.

O jogo NBA de 2017 não é o primeiro grande evento desportivo , nos Estados Unidos , a ser alterado de cidade, por razões políticas .Em 1990 a Liga Nacional de Futebol (NFL) já tinha mudado o local do “Super Bowl” , trocando Arizona, porque este estado não reconhecia o “Martin Luther King Jr. Day”.

Claro está que a rotatividade na atribuição da organização “All Star Game” é um dado a ter sempre em conta . Os 65 jogos “All Star “ já foram disputados em 39 diferentes cidades. Com Toronto (cidade dos Raptores ) a ser a primeira cidade estrangeira a ser contemplada.Em 1999 o jogo não se efectuou por motivo da greve dos jogadores.

A Constituição das Equipas
A lista dos convocados é feita com o recurso a uma votação . O Cinco incial (“Starters”) foi desta vez escolhido não só pelos adeptos , mas também pela comunicação social e pelos actuais jogadores da NBA. Os adeptos valeram 50% dos votos, enquanto os jogadores NBA e os meios de comunicação social representaram cada 25% dos votos. São escolhidos obviamente os que mais recebem votos tendo em linha de conta as posições especificas onde normalmente actuam.
Os treinadores principais ,da NBA, votam apenas para os lugares suplentes das respectivas conferências, e não podem ter jogadores da sua equipa. Cada um escolhe dois “guards”, três jogadores “frontcourt” e ainda dois “wild cards”. São também aconselhados a classificarem os jogadores segundo a posição em que serão mais vantajosos para a equipa no “All Star"

Kyrie Irving ( Cleveland) e DeMar DeRozan (Raptors) foram nomeados os bases na Conferencia “ Eastern “. LeBron James é também titular (no seu 13º jogo de carreira “All Star”) , empatando com o alemão Dirk Nowitzki . Jimmy Butler ( Chicago Bulls) , na sua terceira presença consecutiva, e o jovem grego Giannis Antetokounmpo ( Milwaukee Bucks) , primeira seleção ,completam a equipa.
Stephen Curry ( Golden State Warriors) e James Harden (Houston Rockets), fazem parte do Cinco da “Western Conference” . Acompanha Kevin Durant ( Golden State Warriors), já vai no oitavo jogo de carreira all-star, juntamente com Kawhi Leonard (San Antonio Spurs ) e Anthony Davis ( New Orleans Pelicans).


Brad Stevens dos Celtics(“East”) e Steve Kerr dos Golden State (“West” ) foram selecionados como treinadores .
Steve Kerr
Como os Golden State tiveram o melhor registro na Conferência, Steve Kerr será o treinador principal .
Brad Stevens
Já Tyronn Lue (Cavaliers) é inelegível para 2017, porque foi o treinador em 2016. Aplica-se a denominada “Riley Rule” que impede a repetição do feito de Pat Riley (Lakers) que foi escolhido oito vezes consecutivas (1982-90).
Isto significa que o treinador da equipa com o segundo melhor recorde recebe essa honra, o que justifica a presença de Brad Stevens .


 Quem ganha este ano ?
A vitória não é o que mais importa neste evento. O importante é mesmo a festa do basquetebol.O Este já ganhou 37 vezes e o Oeste 28.
49 jogadores foram eleitos MVP (Most Valuable Player) com alguns a serem nomeados mais de uma vez com destaque para Bob Petit e Kobe Bryant (4 vezes).
Em 1959 foram declarados “MVP”, 2 jogadores em simultâneo (Elgin Baylor/Bob Petit), situação que se repetiu em 1993 (Karl Malone/John Stockton), 2000 (Tim Duncan/Shaquille) e 2009 (Kobe Bryant/Shaquille Oneal).


 O evento não se esgota no jogo principal.
Em 1994 além do jogo principal disputou-se também um jogo para os mais jovens “Rookie Challenge“.  Nos anos 1996/97/98 as equipas passaram a ser agrupadas por Conferencias. A partir do ano 2000 passaram a jogar os “Rookies” contra “Sophmore” ( jogadores de segundo ano).
Nos anos de 2012, 2013 e 2014, entenderam misturar “Rookies” e “Sophomores”.
Já em 2015, este jogo All Star foi disputado entre duas selecções formadas, uma por jogadores dos EUA e a outra constituída por jogadores estrangeiros.
Para este ano o figurino é o mesmo e estão convocados:



Um Cabo Verdiano no "All Star"
Em 2004 mais uma novidade com a criação de outro jogo “All Star” desta vez destinado à “ NBA Developemet League !

Uma forma de premiar as formações e os jogadores que actuam nesta liga secundária onde aguardam a oportunidade de transitarem para a principal competição.

22 treinadores e todos os jogadores da “D League” votaram para a escolha das equipa , sendo elegiveis apenas os que tinham disputado pelo menos metade dos jogos.

O cabo-verdiano Edy Tavares (poste de 2,22m ) foi um dos selecionados. Edy é um dos nove jogadores com alguma experiência na NBA que vão tomar parte na partida.
Edy Tavares tem estado esta época em destaque na “D-League” , média de 10,1 pontos e 7,6 ressaltos por jogo. Na época transacta jogou alguns minutos na NBA pelos Atlanta Hawks.
A seleção da Conferência Este será liderada por Jerry Stackhouse, treinador de Edy Tavares (Raptors 905)





O Concurso de concurso de lançamentos de 3 pontos, “Three Point Shootout data de 1988. Na lista dos vencedores aparecem entre outros nomes como : Craig Hodges (1990, 1991, 1992) Jeff Hornacek (1998, 2000), e ainda Larry Bird, Stephen Curry e Klay Thompson;
Craig Hodges



Este ano é denominado: “JBL Three-Point Contest” e concorrem:
Eric Gordon (Suns),
Kyrie Irving (Cavaliers),
Kyle Lowry (Raptors),
Wes Matthews (Mavericks),
CJ McCollum (Blazers),
Klay Thompson (Warriors),
Kemba Walker (Hornets),
Nick Young (Lakers)
No ano de 2003, no sentido de não reduzir estes concursos apenas aos lançamentos, foi introduzido um circuito técnico “Skills Competition”. Steve Nash (2005, 2010), Stephen Curry (2011)e Tony Parker (2012) foram alguns dos vencedores deste concurso


Este ano temos o chamado “Taco Bell Skills Challenge” , em que participam:
Devin Booker (Suns),
DeMarcus Cousins (Kings),
Anthony Davis (Pelicans),
Joel Embiid (76ers),
Gordon Hayward (Jazz),
Kristaps Porzingis (Knicks),
Isaiah Thomas (Celtics)
John Wall (Wizards)
Em 2004 foi realizado com um outro concurso de lançamentos de diferentes locais no campo para equipas de 3 elementos, “Shooting Stars”. Sem motivos de grande interesse cedo foi abandonado.


As Celebridades Também Jogam
O jogo “ NBA All-Star Celebrity “ também faz parte do programa , mas não é jogado no pavilhão principal . Inclui antigos jogadores NBA , jogadoras da WNBA , actores, músicos e atletas de outras modalidades . São treinadores os comentadores da ESPN Michael Smith e Jemele Hill. Na lista dos 24 “atletas” temos os actores Ansel Elgort, Caleb McLaughlin, Miles Brown, Tom Cavanagh,as lendas da NBA Jason Williams,e Baron Davis, e também Lindsay Whalen e Candace Parker da WNBA.

Sessões Continuas

A seguir ao “Super Bowl” do futebol americano o jogop All Star é provavelmente o espectáculo desportivo mais visto em todo o Mundo, com transissões televisivas para todo o Mundo .Este ano a cadeia a cabo TNT vai transmitir os quatro dias do All-Star da NBA, começando quinta-feira à noite com um show do rapper Travis Scott e continuando ineterruptamente até domingo.