O Futebol Chinês


Estou de volta. E em inicio de semana não vou falar dos resultados do fim de semana ou do Campeão de Inverno que garantiu a Taça da Liga ontem. Hoje vou falar de um tema que anda a dominar todos os mercados. Sejam eles de Inverno ou de Verão a verdade é que o Futebol Chinês anda a dominar tudo. 

Por aqui em terras lusas os chineses já mandam na EDP e em outras empresas do género, mas não me interpretem mal, este texto hoje não é sobre as lojas que há em cada canto de uma cidade portuguesa, ou sobre racismo. Até porque abomino esse tipo de visão seja como for. 

Hoje venho aqui falar do Futebol Chinês. Aquele que leva as grandes estrelas de grandes equipas da Europa e lhes paga mundos e fundos para garantir uma presença de um Hulk, ou de um Lavezzi por lá. Cada vez mais o futebol na China tem tido uma importância extrema, mas por cá, do lado Ocidental, a importância é nula. 

Se os grandes nomes do futebol vão para lá é como se a carreira deles acabasse. Só ouvimos falar deles depois de ganharem um Campeonato, se ganharem, ou se se lesionam de forma grave, não há mais nada para dizer. 

Para os bons amantes do Desporto Rei o Campeonato Chinês passou a ser sinónimo de "Vai para lá, encher mais os bolsos e depois reforma-se". É simples, pagam bem e nem se têm de chatear com os possíveis escândalos de saídas à noite que poderão aparecer nos jornais europeus. 

Por curiosidade estive à procura de quanto é que efectivamente se pode receber indo para um continente diferente e a verdade é que fiquei chocada. A lista dos 20 mais bem pagos conta com pelo menos nove brasileiros. 

Juntos, estes homens que agora dominam a mina de ouro, recebem 180M ano. Vamos só dar um exemplo...... Hulk. O antigo jogador do FC Porto e do Zenit está a receber bem.... E estamos a falar só de Hulk, porque também Fredy Montero, Jackson Martinez, Lavezzi, Ramirez e etc também andam por lá. 

O mais pobre desta lista de 20 é mesmo Diego Tardelli que recebe, só, 3.9M/ano.... Vamos agora ao mais bem pago... Hulk. Em Junho deste ano o menino que encheu os cofres do FC Porto está a encher os próprios bolsos com 20M limpos por ano. Lavezzi, por exemplo, recebe 14M.... 


E pronto é isto. Os jogadores recebem milhões, os treinadores recebem milhões e por aqui pouco se sabe do futebol que por lá é praticado, a minha questão agora é só uma... De onde é que vem tanto dinheiro? São os donos dos casinos? É de corrupção e tráfico? É de resultados ou de Taças conquistadas? 

Eu não sei e muito sinceramente tenho algum receio em vir a descobrir. Que lá se joga bom futebol eu não tenho qualquer dúvida, agora, se tens visão dos principais donos e senhores do futebol Mundial? Não tens, mas pelo menos tens dinheiro para gastar.... 


Até quarta :) 

Enviar um comentário

[blogger]

MKRdezign

Formulário de Contacto

Nome

Email *

Mensagem *

Com tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget