Morto por ter cão e morto por não ter


O fim de semana está a começar, com ele arranca a nova jornada. Novos golos, novas defesas, novos casos e novos (ou velhos) resultados. Talvez por isso tenha escolhido este mesmo tema para hoje. Os guarda-redes. Passam do 8 ao 80 num ápice, ou são os melhores do Mundo quando defendem aquele remate, ou são os piores "patos" do Mundo quando estavam mal posicionados no livre que deu o golo. 

Aprendi com um miúdo de 17 anos, que só por acaso é guarda-redes, que "um guarda-redes nunca critica outro " e por quê? Porque estes homens estão sempre sujeitos a ser os próximos a sofrer um golo da mesma maneira que o colega de profissão. 

Os guardiões das redes de qualquer clube têm de ser sempre os "Super homens" de um jogo com 90 minutos, se a equipa perde, a culpa é deles, se a equipa empata a culpa é deles, mas se a equipa ganha são poucos os que se recordam que eles estavam ali. Obviamente, e felizmente, que isto não é assim tão literal, mas a verdade é que acontece. 

Costumasse ouvir dizer que "a equipa só fez um jogão quando não se notou que o guarda-redes estava lá para alguma necessidade..." mas ao mesmo tempo também se ouve muito disto "Se ele tivesse defendido aquela bola se calhar o resultado tinha sido outro..." 

Sou só eu que acho que isto não tem qualquer ponta de sentido? Jogando a equipa bem, ou jogando a equipa mal o guarda-redes é aquele que está sempre lá. Se o ponta de lança ou o melhor marcador da equipa não marca é "porque teve um dia sem sorte. Teve um dia mau pobre coitado", mas nunca ouvi dizer o mesmo de um guarda redes. Normalmente o que se ouve é que ele "Voltou a errar !" , ou "Se ele tivesse estado atento o golo não tinha aparecido". 

Ouçam meus amigos, e eu estou farta de dizer isto, a culpa de uma equipa perder ou ganhar nunca é só de um guarda redes. Ele pode defender o impossível, mas se a frente não fizer o que lhe compete não adianta de nada. 

Um guarda redes é quase como um produtor de cinema.... Se o filme é bom "Epá o Realizador é excelente", agora se o filme não presta "Este produtor sempre foi mau." A sério? Temos de começar aqui a mudar mentalidades. Um guarda-redes comete erros, como cometem os outros 10 que fazem parte do sistema táctico, só que com os homens de campo os erros são esquecidos e perdoados, com os guarda redes não. 

Ainda assim, admiro estes homens. Eles sabem que podem ser crucificados, enxovalhados e passarem e melhor do Mundo a piores do Universo num piscar de olhos, mas ainda assim eles continuam a tentar mostrar todos os jogos que a cabeça está erguida e seja qual for o símbolo que trazem ao peito o trabalho deles vai ser feito e de tudo farão para que o jogo seja ideal para a equipa e que "passem despercebidos", não que tenham medo, mas para que o avançados, os médios e os defesas tragam as alegrias aos adeptos.


Até para a semana!