Artigo #2: Previsão do Derby SL Benfica x Sporting CP

Domingo é dia grande de futebol em Portugal, com o derby lisboeta entre o Sport Lisboa e Benfica e o Sporting Clube de Portugal, com  2 pontos a diferenciar as duas equipas. Benfica em 1.º lugar com 29 pontos e o Sporting logo atrás com 27 pontos.

Mas isso nós já sabemos.... vamos a factos e quem está melhor, porque está melhor ou quais os factores principais que cada equipa apresenta para ser sair vencedor do Estádio da Luz vitorioso. Mas uma coisa é certa, espera-se um grande jogo como tem sido sempre.

Especialmente porque o Sporting aparece na Luz com 2 pontos de diferença, quando tinha até há umas semanas 7 pontos e claro a motivação é maior e completamente diferente, que leva a um dos principais factores que o Sporting tem a seu favor. Talvez o principal factor. Com os olhos postos no topo da 1.ª Liga Portuguesa, onde quem sair vitorioso dificilmente sairá do topo da classificação.

E o Sporting, no campeonato ..... se ganhar ao Benfica, terá 8 jogos sem perder (a última derrota foi em Setembro contra o Rio Ave), ou seja, é sinal que o clube de Alvalade está a fazer um campeonato com qualidade e o momento é vibrante para o Sporting e chegar ao 1. lugar é a melhor coisa que Jorge Jesus e os seus jogadores poderão ter. Acabar o ano no topo da liga portuguesa e com 8 jogos sem perder na sua melhor altura e momento.

Apesar de tudo nem tudo são rosas para a equipa verde e branca, a derrota e afastamento das competições europeias, podem ser boas e.....más. Isto porque a equipa poderá vingar-se no Domingo, o Benfica pagar as favas, mas a questão do ânimo e confiança, poderá.... prejudicar a equipa, por isso Jorge Jesus e a sua equipa técnica terá um papel muito particular e importantíssimo na cabeça dos jogadores. Quanto ao Benfica, mesmo tendo tido as duas derrotas seguidas - Marítimo e Nápoles - apesar que na Europa, o jogo contra o Nápoles a derrota não tocou na moral, enquanto que a derrota na Europa do Sporting, é capaz de ter influenciado mais, mas como sabemos...cada jogo é diferente.

Verdade seja dita...desde que Jorge Jesus foi para o Sporting CP, o clube melhorou imenso no futebol praticado e melhorou vários ativos, tais como Rui Patrício, Adrien, William Carvalho, mas especialmente Gélson Martins que é considerado a pérola do Sporting. O jovem jogador é assediado pelos grandes clubes europeus, desde o jogo no Bernabéu e desde então há - incluindo o Real Madrid - cada vez mais fãs do extremo português e têm razões para isso. É um jogador fantástico no que consta a velocidade e ..... não esqueçamos que Grimaldo, Eliseu, defesas esquerdos de origem...estão lesionados e a hipótese é o André Almeida, uma adaptação e vai ser interessante, como Gélson Martins e André Almeida vão interagir no Domingo.

Mas por outro lado...vemos um Jorge Jesus, onde por vezes tem tendência para colocar alguma surpresa, que não corre tão bem, vejamos o exemplo de Légia, onde jogou em 3x4x3, Markovic - jogador que não está a ser o fantástico jogador que era na Luz - a jogar atrás do Bas Dost, Gélson Martins jogou como médio interior, quando deveria jogar nas alas e o Bruno César não é um jogador para jogar como ala, mas podia jogar mais na posição onde jogava o Gélson. Talvez um 4x3x3, seria a melhor ideia, mas porque é que eu falei nesta questão ? Porque fez-me parecer que usar 3x4x3 não foi por acaso, pode vir a ser uma experiência como hipótese para domingo.


Como foi dito, Jorge Jesus desde que entrou no Sporting CP, a equipa trabalha mais e melhor, mas especialmente notou-se mais nos derbys com o FC Porto e SL Benfica. Os resultados têm sido cada vez melhores para o Sporting. Vejamos desde o primeiro confronto, na Supertaça Portuguesa. Foram quatro jogos que se encontraram, o Sporting soma três vitórias e apenas uma derrota: um triunfo para a Supertaça, uma vitória no campeonato e outra na Taça de Portugal. O Benfica venceu o Sporting no último duelo entre ambos, para a liga portuguesa.

O SL Benfica, tem uma situação particular a seu favor, não podemos esquecer o local do encontro, o Estádio da Luz, que está lotado há dias e claro que todos nós sabemos é um autêntico Inferno e é conhecido por embalar a equipa para a baliza e um dos grandes pilares da equipa. Apesar do futebol ser um jogo de 11 x 11 e o resto é futebol, e não há vencedores antecipados, mas vendo a história entre os 2 clubes lisboetas - onde o jogo é Benfica x Sporting - houve 82 jogos, com 45 vitórias para os encarnados e 15 derrotas, restando 22 empates. Mas não esquecer que há 2 anos que o Benfica não ganha ao Sporting.

Em teoria, Rui Vitória tem 2 resultados, bom (vitória) e um menos mal (empate). Porque empatando, fica na mesma e....mesmo tendo FC Porto à perna - ganhando em Sta Maria da Feira - sai à frente na classificação.

Mas falando dos dias de hoje, o clube encarnado tem realmente nos últimos 30 metros uma avalanche de jogadores rápidos, a nível técnico e táctico muito bons e que se conhecem há muito tempo, falamos de Gonçalo Guedes, Pizzi, Salvio, podemos incluir Fejsa, onde incluímos Raul Jimenez e Mitroglu que trabalham há mais de um ano e é uma salvaguarda que se tem notado no melhor ataque da liga portuguesa, 27 golos, contra os 23 do Sporting CP. Apesar do bom trabalho de Bas Dost, Gelson Martins Bruno César, mas os 4 golos de diferença notam-se.

Por último...a utilização de Jonas pode ser uma fantástica notícia para o Sporting, visto que Jonas é um jogador que é muito importante no Benfica e não jogar há muitos meses, a vontade de jogar e ganhar é gigantesca e ... isso nota-se muitas vezes nos momentos que decidem os jogos.

Resumindo isto pode influenciar ou não... mas uma coisa é certa, vai ser um jogo eléctrico, onde nenhuma equipa quererá perder.