Treino para Surf

A prática de surf tem vindo a aumentar de forma muito significativa e entusiasta ao longo dos anos no nosso país e por todo o mundo. Segundo um estudo da associação nacional de surfistas é um desporto para ambos os sexos mas maioritariamente para o sexo masculino, com idades compreendidas entre os 15 e os 39 anos de idade.

A nossa zona costeira cria grandes condições para a prática desta modalidade podendo ser praticada de norte a sul do nosso território. Não é o meu patriotismo a falar mas sim um fato com provas dadas visto termos eventos nas nossas praias tais como o mundial feminino Estoril, Mundial prime Masculino Ericeira e Elite mundial Peniche por exemplo, a nível nacional e internacional.
Sendo assim, através deste texto pretende-se ajudar com alguns exercícios, melhorar a performance no “deslizar nas ondas” daqueles que fazem desta modalidade um prazer e que não podem surfar todos os dias, mantendo assim alguma condição física necessária para os dias em que a podem realizar o seu corpo poder responder da melhor forma as necessidades do surf.

Neste contexto o surfista amador não pode surfar tantas vezes quanto as que queria uma vez que está sujeito as suas responsabilidades familiares e laborais e ainda condicionado as condições climatéricas. É no fim-de-semana que muitos praticam esta modalidade. Para este estereotipo de surfista torna se essencial ter uma condição física elevada de forma a não perder esses momentos de prazer limitados usufruindo deles com o máximo de tempo de pratica, podendo fazer sessões mais seguidas e fisicamente capaz de dar resposta ao exigido pela pratica do surf. Para este efeito é imprescindível um treino específico seja dentro ou fora do ginásio ou em piscina que se traduzirão em ganhos musculares e fisiológicos prevenindo também algumas lesões que possam aparecer durante a prática. Neste contexto que proponho estes exercícios com o objectivo de reforçar os principais músculos envolvidos em alguns dos movimentos do surf.
Exercício 1 - Agachamento instável no TRX
  • Grupos Musculares Envolvidos: Quadricípite e Core;
  • Material: TRX e 2 Dynair Togu, ou indo-board;
  • Postura: Abdominal contraído, tronco direito em toda a execução. Joelhos da flexão mantem linha do calcanhar.
  • Execução do exercício: Em pé, em cima dos 2 Dynair Togu, ou indo-board, virado para a fixação do TRX. Realizar a flexão e extensão das pernas. Realizar 2 a 3 series de 8 a 12 repetições.
    Exercício 2 - 180º no Rolo
    • Grupos Musculares Envolvidos: Membros inferiores
    • Material: Rolo
    • Postura: Abdominal contraído, para melhorar o equilíbrio e os membros superiores afastados.
    • Execução do exercício: Pés afastados a largura dos ombros, partindo de uma posição de equilíbrio realizar rotações de 180º, movimentando em primeiro lugar os pés. Realizar entre 5 a 8 trocas a cada lado.
    Estes exemplos de exercícios são essenciais para treinar o equilíbrio sendo o equilíbrio a base de todas as manobras realizadas durante a prática do surf. Deverão ser também complementadas com outros exercícios que estimulem outros grupos musculares que ajudem na progressão da performance do surfista mas também como medida preventiva de lesões.

    Bibliografia
    (s.d.). Obtido em Junho de 2014, de www.ansurfistas.com
    Baker, T. (s.d.). Aprenda Surf.
    Couto, C. (s.d.). A Preparação Física no Surf.

    Enviar um comentário

    [blogger]

    MKRdezign

    Formulário de Contacto

    Nome

    Email *

    Mensagem *

    Com tecnologia do Blogger.
    Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget