Alimentação Saudável no Trabalho por Turnos

Se trabalha por turnos ou de noite, poderá ter alguma dificuldade em fazer refeições adequadas porque por exemplo, na hora do pequeno-almoço está a deitar-se para ir dormir ou na hora que deveria estar a dormir tem fome como se fosse hora de jantar.

O corpo está programado para trabalhar de dia e descansar de noite, mas se o seu trabalho exige que altere estes ritmos, saiba que pode (e deve) comer adequadamente.

Estudos demonstram maior tendência a aumento de gordura, menor sensibilidade à insulina e alterações hormonais e até doença cardiovascular em pessoas que trabalham de noite e por isso fazem muitas refeições de noite. Assume então uma importância ainda maior que coma de forma saudável.
Exemplos:
  • Tem de esquecer os horários das outras pessoas e pensar só nos seus. O seu dia tem 24 horas por isso, nessas 24 horas deve fazer 2 refeições principais que podem ter sopa, fruta e prato principal. 

  • Não caia na tentação de passar a noite (hora de trabalho para si) a fazer snacks de bolachas, sumos, bolos. Pare para lanchar como se estivesse a trabalhar de dia e faça lanches adequados: iogurte de soja e fruta; pão de cereais e bebida de arroz; fruta e avelãs, são apenas exemplos. 

  • O equivalente ao "pequeno-almoço” continua a ser importante, poderá tomá-lo antes de ir trabalhar ou quando chega a casa no fim do trabalho. Imaginando que se levanta às 19horas e que entra ao trabalho às 20h, o seu pequeno-almoço pode ser feito antes de ir para o trabalho. Pode optar por tomá-lo ao chegar a casa de manhã quando se vai deitar, mas se assim for, faça um lanche ligeiro porque não vai querer que a digestão difícil lhe estrague o sono. Uma fruta e um iogurte podem ser suficientes. 

  • Os cuidados que deveria ter se trabalhasse de dia são os mesmos que tem de ter ao trabalhar de noite. 

  • Nas trocas de turno faça refeições ligeiras e tente descansar o máximo que puder. 

  • Se tem pouca exposição solar deveria medir a sua vitamina D e a utilização de luz terapêutica.