Beterraba - a aliada dos atletas

"A beterraba é uma planta naturalmente rica em nitrato (NO3) e que o corpo utiliza para produção de nitrito (NO2) e óxido nítrico. Nitrito esse que é conhecido por proteger os vasos sanguíneo, enquanto que o óxido nítrico aumenta o fluxo de oxigénio às células (que por sua vez, aumenta a potência da massa muscular assim como a duração do tempo de contracção muscular).Beterraba & Performance em Atletas!

Um estudo de 2012, refere mesmo que o consumo de 0.5L de sumo de beterraba vermelha, tem efeito ergogênico e com picos após 2-3h de ser consumido e que pode permanecer elevado durante 6-9h. Ver aqui: Dietary nitrate and O₂ consumption during exercise.

Tudo isto é ainda sublinhado neste estudo cientifico The nitrate-nitrite-nitric oxide pathway: Its role in human exercise physiology, onde não restam dúvidas, uma refeição rica em nitrato (NO3) melhora o desempenho do exercício e representa um método prático e de baixo custo para melhorar a eficiência e a tolerância ao exercício. Aliado a isso tem também inúmeros benefícios para a saúde cardiovascular (redução da pressão arterial, inibição da agregação plaquetária e actividade vasoprotector).

Todas essas acções da beterraba na saúde cardiovascular, podem ser vistas aqui:
Acute Blood Pressure Lowering, Vasoprotective, and Antiplatelet Properties of Dietary Nitrate via Bioconversion to Nitrite e fortalece tudo o que foi dito até aqui "..Certain vegetables possess a high nitrate content, and we hypothesized that this might represent a source of vasoprotective nitric oxide via bioactivation. In healthy volunteers, approximately 3 hours after ingestion of a dietary nitrate load (beetroot juice 500 mL), BP was substantially reduced (Δmax−10.4/8 mm Hg); an effect that correlated with peak increases in plasma nitrite concentration.."

Quem poderia imaginar que a modesta beterraba pode, não só, ser saudável como poderá ajudá-lo a correr mais rápido?!?


 Um estudo de 2012, refere mesmo que o consumo de 0.5L de sumo de beterraba vermelha, tem efeito ergogênico e com picos após 2-3h de ser consumido e que pode permanecer elevado durante 6-9h. Ver aqui: Dietary nitrate and O₂ consumption during exercise.

Tudo isto é ainda sublinhado neste estudo cientifico The nitrate-nitrite-nitric oxide pathway: Its role in human exercise physiology, onde não restam dúvidas, uma refeição rica em nitrato (NO3) melhora o desempenho do exercício e representa um método prático e de baixo custo para melhorar a eficiência e a tolerância ao exercício. Aliado a isso tem também inúmeros benefícios para a saúde cardiovascular (redução da pressão arterial, inibição da agregação plaquetária e actividade vasoprotector).

Todas essas acções da beterraba na saúde cardiovascular, podem ser vistas aqui:
Acute Blood Pressure Lowering, Vasoprotective, and Antiplatelet Properties of Dietary Nitrate via Bioconversion to Nitrite e fortalece tudo o que foi dito até aqui "..Certain vegetables possess a high nitrate content, and we hypothesized that this might represent a source of vasoprotective nitric oxide via bioactivation. In healthy volunteers, approximately 3 hours after ingestion of a dietary nitrate load (beetroot juice 500 mL), BP was substantially reduced (Δmax−10.4/8 mm Hg); an effect that correlated with peak increases in plasma nitrite concentration.."

Quem poderia imaginar que a modesta beterraba pode, não só, ser saudável como poderá ajudá-lo a correr mais rápido?!?"
Fontes:

http://junkfoodunmask.blogspot.pt/2015/04/beterraba-performance-em-atletas.html

http://www.viveodesporto.com/2015/01/a-beterraba-e-sua-relacao-com-um.html?spref=fb


Maria Aragão

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