As Etapas de Formação do Jogador de Futsal





No passado dia 6 de Fevereiro, a equipa técnica da seleção nacional, liderada por Jorge Braz, apresentou no Auditório da AF de Braga um documento que vem colmatar uma lacuna existente, na medida que vem dar a todos os treinadores de formação, espalhados pelo país, uma ferramenta importante para que o jogador de futsal tenha a evolução certa, no momento certo, que lhes permita serem melhores, e que permita à seleção nacional continuar no grupo de topo do futsal mundial.

Muitos são os casos, onde a obtenção de resultados é o único objectivo de jogadores, treinadores e, acima de tudo, dirigentes.
Não que a obtenção de resultados não seja importante, mas principalmente o treinador de formação deverá ter como principal objectivo a correta evolução dos seus jogadores, transmitindo-lhes os conhecimentos adequados à etapa correspondente à sua idade.
Recorrentemente ouvimos os dirigentes dos clubes, e os próprios familiares dos jovens jogadores, a terem uma primeira abordagem após um jogo perguntando "ganharam?".
Toda está mentalidade deverá ser alterada, de modo a que os jovens percebam que a sua evolução é o mais importante.
Reformulando, as perguntas a serem colocadas deveriam ser "divertiste-te?", "jogaram bem? " ou "aprendeste algo?"
O resultado desta "não aprendizagem" é a fraca percentagem de sucesso na transição de jogadores para o escalão de juniores e seniores, em vários clubes e até distritos.
Fraca percentagem essa, derivada da falta de tempo dos treinadores dos escalões de competição para ensinar aos jogadores os princípios básicos que deveriam ter sido transmitidos nos escalões de Juvenis, Iniciados ou Infantis.

Esta falta de conhecimento dos jogadores oriundos da formação, leva muitas vezes os treinadores a optarem por jogadores menos talentosos mas mais experientes, que podem num espaço de tempo mais curto assimilar e colocar em prática o modelo de jogo idealizado pelo treinador.




Espero sinceramente que este documento da FPF seja lido e colocado em prática por todos os treinadores de formação, porque o futuro dos nossos jogadores e da nossa modalidade poderá estar em causa.


Para fazer o download do livro, clique no link abaixo :
Etapas de Formacao do Jogador de Futsal

Filipe Beja