Derrubando mitos – E as proteínas?


As proteínas são uma das preocupações de quem pratica exercício físico, nomeadamente quem o faz para aumentar consideravelmente a massa muscular.
Há imensos alimentos vegetais com alto teor proteico, por isso, não é necessário recorrer às tradicionais fontes de proteína animal, como a carne, peixe, ovos e leite e derivados, para obter o desempenho físico desejado.
Aliás, por vários motivos, como a ética, a saúde e o ambiente, estes alimentos devem ser rejeitados.

Aqui ficam alguns exemplos de alimentos vegetais de grande valor proteico:
Quantidades de por 100gr (kcal / cho / ptn / lip) 
Tempeh: 193kcal / 9,4g / 20g / 10.6g
Seitan: 90kcal / 3g / 19,6g / 0g
Soja Cozida: 173kcal / 9.9g / 16.6g  / 8.7g
Tofu: 65kcal / 2,1g / 6,5g / 2,6g
Lentilha cozida: 93kcal / 25,8g / 6,8g / 0,5g
Bróculo cozido: 24.6kcal / 4.4g / 2.1g / 0.1g
Amendoim crú: 533.3kcal / 10.0g / 30.0g / 41.3g
Grão-de-bico: 143.9kcal / 23.9g / 7.7g / 2.0g
Feijão frade cozido: 78.0kcal / 13.5g / 5.1g / 0.6g
Feijão preto cozido: 77.0kcal / 14g / 4.5g / 0.4g
Feijão azuki cozido: 128kcal / 24.5g / 7.52g / 0.1g
Feijão branco cozido: 142kcal / 26g / 9g / 0.7g
Castanha do Pará  656 kcal / 12g / 14g / 66g
Semente de abóbora: 446kcal / 53g / 18g / 19g
Arroz selvagem cozido: 101kcal /  5g / 4g / 0.2g
Levedura de cerveja: 342kcal / 33g / 20g / 2g
Fonte: http://www.musculacaovegana.com.br/posts/alimentos-veganos-proteicos/vilha é uma fonte ideal de nutrição pós-treino para ajudar a recuperar os músculos a seguir ao exercício. Tem quantidade elevada de lisina e arginina, dois aminoácidos importantes para a construção de tecido e que alimentam estilos de vida activos. Quando associada com Proteína de Arroz a combinação de Aminoácidos de ambas complementa-se e fica bastante completa. A Proteína de Ervilha também pode ser um excelente suplemento diário para pessoas ativas, atletas, crianças e indivíduos que tenham alergias a outras fontes de proteína o como leite, soja ou glútensmile emoticon

Para quem pretende adicionar suplementos à dieta, há no mercado algumas opções vegetais, como, por exemplo, a Proteína de Ervilha em pó – Proteína vegetal. “A Proteina de Ervilha é uma proteína de origem vegetal obtida a partir de ervilhas amarelas. É considerada uma das melhores fontes de proteína devido à sua proteína altamente biodisponível, perfil de aminoácidos equilibrado e concentração de proteína favorável. A Proteína de ervilha tem um bom valor biológico e é fácil de digerir. Também é uma excelente fonte de ferro, é livre de; OGM, de colesterol e de alérgenos.” http://pt.myprotein.com/elysium.search?search=vegan
Frank Medrano é vegano e desportista há vários anos e na sua página pessoal dá conselhos e orientação nesta matéria https://www.facebook.com/frankmedrano99?fref=ts
Outras páginas com informação sobre este assunto:

Maria Aragão
https://www.facebook.com/maria.aragao.754