A Football Life - Vince Lombardi


Foi baptizado como Vincent Thomas Lombardi, mas é conhecido simplesmente como Vince Lombardi. É considerado como o melhor treinador de Futebol Americano de todos os tempos e como um dos melhores treinadores desportivos de sempre. É conhecido e reconhecido como duro, mas um verdadeiro líder, que se dedicava de uma forma incansável ao trabalho e à sua equipa.

Futebol Americano
Vince Lombardi nasceu na cidade de New York em Brooklyn a 11 de Junho de 1913. Filho de uma família de imigrantes italianos era o mais velho de 5 irmãos. Iniciou a sua carreira no Futebol Americano a jogar como fullback na equipa do liceu St. Francis Preparatory School. Mais tarde na Fordham University também alinhou pela equipa de Futebol Americano fazendo parte dos “Seven Blocks of Granite”. Depois de terminar a universidade ainda começou a estudar direito à noite enquanto trabalhava numa empresa financeira durante o dia, mas o chamamento do Futebol Americano foi mais forte. Largou tudo e aceitou um lugar de professor e treinador assistente na St. Cecilia High School em New Jersey onde ficou durante 8 anos.


Vince Lombardi em 1933

Em 1947 aceitou um lugar na equipa de treinadores na Fordham University onde esteve dois anos mudando-se para West Point onde continuou a sua carreira de treinador sob a orientação do treinador principal, o famoso Red Blaik. Foi nesta altura da sua vida que Vince Lombardi desenvolveu a sua metodologia de treino. O seu trabalho árduo foi reconhecido e foi-lhe oferecido um lugar de treinador assistente na equipa dos New York Giants onde permaneceu durante 5 anos tendo conseguido vencer o campeonato da liga em 1956.

Os Green Bay Packers e as Vitórias
Os Green Bay Packers entram na vida de Vince Lombardi quando este aceita o lugar de treinador principal. Desde logo Lombardi instaurou o seu estilo de liderança com duros treinos nos quais exigia dedicação absoluta aos seus jogadores, levando-os ao limite. O trabalho compensou e nos anos 60 os Packers venceram 5 campeonatos da NFL incluíndo o Super Bowl I e II que acabaram por imortalizar a figura de Vince Lombardi para sempre na história do desporto. Após dois anos parado Vince Lombardi voltou ao activo em 1969 no comando dos Washington Redskins, levando a equipa à sua primeira época de vitórias em 10 anos.

O Vince Lombardi Trophy
Morreu aos 57 anos após lhe ter sido diagnosticado um cancro no cólon no dia 3 de Setembro de 1970. O seu impacto na NFL foi tão grande que o troféu do Super Bowl foi baptizado com o seu nome: Vince Lombardi Trophy. Ainda hoje o seu nome simboliza liderança, trabalho e esforço. Na sua carreira de treinador principal ele não teve nenhuma época com mais derrotas do que vitórias e alcançou uma percentagem de vitórias de 73,8% (96-34-6) e 90% (9-1) nos playoffs para um recorde total de 105 vitórias, 35 derrotas e 6 empates na NFL. O seu estilo era inconfundível e a sua ética de trabalho levou a que em 1968 fosse realizado um filme de treino de vendas com o título de “Second Effort” no qual Vince Lombardi dá conselhos a um nervoso vendedor utilizando o Futebol Americano como metáfora

Citações
Vince Lombardi também é conhecido pelas suas famosas citações, a maioria das quais são aplicáveis a qualquer situação de vida e não só de Futebol Americano.

Documentário "A Football Life - Vince Lombardi

Enviar um comentário

[blogger]

MKRdezign

Formulário de Contacto

Nome

Email *

Mensagem *

Com tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget