4 Regras da nutrição desportiva

Tão importante como o treino

Comer bem é crucial para um bom rendimento. Todos sabemos da importância de uma nutrição equilibrada e completa mas será que estás a colocar em prática? Os pormenores podem fazer a diferença se queres fazer a tua melhor marca !!

Evitar treinar com o estômago vazio: Se passarem mais de duas horas desde que comeste, come uma banana antes de ires treinar ou uma bebida de eletrólitos com hidratos de carbono para manter o teu nível de glicose estável durante o treino. Se vais treinar menos de 40 minutos basta uma peça de fruta, mas se for um treino longo deves comer algo mais consistente. Para mais de duas de treino leva gel, barrita ou fruta para consumires durante o treino

Toma sempre o pequeno almoço: Mesmo que não acordes com fome, se não comeres nada de manhã o teu metabolismo entra em modo poupança e torna-se mais lento.

Nunca saltes a refeição de recuperação: Quando mais precisares de nutrientes é durante e após o exercício. Se saltares esta refeição estás a negar ao teu corpo a possibilidade de obter resultados positivos no treino. É preferível tomar esta refeição ou suplemento recuperador entre 30 e 45 minutos depois do exercício. Se for complicado leva um bidon com pó para fazer um batido. Em casa faz uma refeição mais completa.

Antes de dormir, alta intensidade de nutrientes: Se jantas-te pelo menos duas horas antes de ires dormir, podes ingerir alguns frutos secos saudáveis ou bagas, alimentos com proteínas que não disparem o nível de glicose antes de ires para a cama. Vai fazer que a tua glicemia permaneça estável durante a noite, ajudando a preservar a massa muscular e favorecendo a recuperação.

Fonte: Sport Life (Setembro)