Lesionei-me e agora ??

Um dos maiores problemas a nível desportivo é sem dúvida as lesões, e por isso todo o cuidado é pouco. Depois da pancada aparece sempre a inflamação, que se não for atacada logo no principio, poderá criar problemas. Aqui ficam 5 truques para reduzir a inflamação:
  1. Se deste uma pancada, um esticão ou fizeste uma entorse aplica imediatamente gelo. O frio é um excelente anti-inflamatório e deve ser aplicado em sessões de 10 a 15 minutos. Protege a pele com um pano ou toalha para prevenires queimaduras.
  2. Nas lesões tendinosas, ligamentares e ósseas o gelo é eficaz durante todo o tratamento, mas se a lesão for muscular deixa de funcionar após 48 horas e deve ser então ser aplicado calor.
  3. Consulta um médico. Se continuar a doer, procura um fisioterapeuta ou outro médico especializado em desporto que te possa diagnosticar a lesão e recomendar o tratamento mais adequado: combinar descanso com exercícios específicos ou mesmo técnicas de fisioterapia, electroterapia, farmacologia etc..
  4. Na maioria dos casos, não é necessário tomares anti-inflamatórios como ibuprofeno e o diclofenaco, bastando um pouco de repouso e tratamentos simples. Poderás ainda recorrer a anti-inflamatórios naturais como a bromelaína (ananase) que tem efeito muito seguro e eficaz sem as consequências dos restantes.
  5. Não abuses... O fim da dor pode não ser sinal de cura. Depois de uma lesão respeita o processo de readaptação desportiva.

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